Perguntas Frequentes

Conta e Perfil de Usuário

P: Posso ter uma única conta para oferecer e buscar serviços?

R: Sim, você pode usar a mesma conta para ambas as finalidades.

P: A plataforma é exclusiva para moradores de condomínios?

R: Não, mas moradores de condomínios terão benefícios adicionais, como indicações agrupadas por endereço, resultando em maior credibilidade.

P: Posso criar uma conta sem um celular que receba SMS?

R: Não, a confirmação por SMS é obrigatória.

P: Meu celular será compartilhado com outros usuários?

R: Será compartilhado como todos se você divulgar um negócio na plataforma. Ao fazer um comentário em algum negócio seu celular será compartilhado com o dono do negócio.

P: Meu endereço será divulgado?

R: Nunca.

P: Posso ter mais de um endereço na minha conta?

R: Não, cada conta está vinculada a um único endereço para o cálculo de distâncias. Você precisará de contas separadas para cada endereço para aproveitar da melhor forma possível os recursos da plataforma.

P: Outros moradores da minha unidade podem criar contas também?

R: Sim, cada morador pode ter a sua.

P: Posso manter minha conta ao mudar de endereço?

R: Sim, basta atualizar seus dados. Mas lembre-se de revisar suas indicações para garantir que ainda sejam relevantes para o novo endereço.

Funcionalidades da Plataforma

P: A Vizinet substitui grupos de WhatsApp do condomínio ou bairro?

R: Não necessariamente, ela complementa esses grupos, organizando as indicações para que nunca se percam.

P: Todos os recursos da plataforma são gratuitos?

R: Atualmente, sim. Recursos futuros podem ou não ser cobrados, mas o que for criado como gratuito neste momento permanecerá assim.

Publicações Permitidas

P: Que tipos de serviços podem ser divulgados?

R: Serviços onde o usuário é o próprio prestador: fisioterapeuta, cuidador, babá, marido de aluguel, dog walker, suporte para computadores ou celulares, arquiteto, engenheiro, cozinheira, motorista particular, personal trainer, etc.

P: Posso divulgar serviços de minha empresa, onde meus funcionários irão executar?

R: Não, atualmente só é permitida a divulgação de serviços executados pela própria pessoa.

P: Sou um profissional liberal e eu mesmo irei executar os serviços, porem já tenho um CNPJ. Posso divulgar meu trabalho?

R: Sim, sendo você o prestador não há nenhum problema.

P: Posso oferecer produtos na plataforma?

R: Sim, especialmente se o seu produto ou serviço de entrega tiver um diferencial (como alimentos orgânicos, marmitas para celíacos, uma marca exclusiva de palmito, entre outros)..

P: A Vizinet pode bloquear atividades inadequadas?

R: Sim, negócios considerados impróprios serão bloqueados. Os usuários podem e devem denunciar atividades suspeitas.

P: Posso usar a plataforma para "desapego"?

R: Não, mas talvez no futuro incluiremos esse tópico.

Visibilidade e Promoção de Negócios

P: Como faço meu negócio aparecer naturalmente no portal de um condomínio?

R: Seu negócio aparecerá quando um morador desse condomínio registrar um comentário.

P: Como meu negócio pode aparecer no topo do portal?

R: A classificação é baseada no número de indicações positivas. Quanto mais indicações, melhor o posicionamento.

P: Posso expandir meu negócio para outros endereços próximos?

R: Sim, essa é a ideia principal. Em cada condomínio que seu negócio for indicado, pelo padrão de abrangência no portal, ele vai aparecer também nas proximidades desse condomínio.

P: Como dono do negócio eu posso excluir um comentário negativo?

R: Não, apenas o usuário que fez o comentário é que pode removê-lo. Mas você pode fazer uma réplica, caso se sinta prejudicado injustamente.

P: Como posso atrair mais clientes?

R: Incentive seus clientes satisfeitos a endossarem seu negócio na plataforma.

Moderação e Denúncias

P: Devo reportar comportamentos inadequados de usuários?

R: Sim, use o link no final da página "vizinhos do meu condomínio".

P: Devo reportar um negócio inadequado ou que viola as regras da plataforma?

R: Sim, use o link no final da página do negócio.

P: Como a Vizinet lida com denúncias?

R: As denúncias são sempre tratadas de forma sigilosa pelos administradores e podem resultar em bloqueio do usuário ou negócio, dependendo da gravidade.

P: Comentários ofensivos são permitidos?

R: Não, a plataforma visa manter um ambiente saudável e próspero.

Funcionamento da Plataforma

P: Por que vejo serviços no portal fora da minha região escolhida?

R: Profissionais que prestaram serviços dentro da abrangência também serão exibidos, mesmo que residam fora dela. Além do endereço do prestador a plataforma considera também a área onde ele já atuou.

P: Quando eu compartilho no WhatsApp (um negócio ou a Vizinet) não aparece nenhuma imagem. Porquê?

R: A carga da imagem é processada pelos servidores do WhatsApp, provavelmente estavam sobrecarregados. A demora nessa carga ocorre frequentemente no WhatsApp Web (pelo computador), mas raramente no celular. Tente novamente, aguardando um pouco mais antes de enviar.

*** Ambiente de testes ***

...f